O diretor James Gunn, o diretor de Guardiões da Galáxia e responsável por fazer um grupo totalmente obscuro ficar cult, foi demitido pela Disney há duas semanas por conta de piadas de péssimo gosto,envolvendo estupro e pedofilia, encontradas em uma conta dele em rede social. Detalhe, foram feitas entre 2008 e 2010. Jogado aos leões, Gunn ganhou ontem a defesa do elenco de Guardiões da Galáxia pedindo sua readmissão. E eu apoio essa readmissão,apesar de ter certeza que ela nunca acontecerá( Será que a Disney vai demitir o Robert Downey Jr também? porque se descobrirem o passado dele...). Estou cansado de ficar vivenciando esse apedrejamento virtual.
Antes de mais nada, nem preciso dizer, mas é bom afirmar que sou contra as piadas emitidas por ele nessa época, que são nojentas e totalmente sem graça. Quando soube, até pensei em pegar minha pedra virtual e mirar no olho de Gunn, mas seu pedido de desculpas me fez pensar. ele disse:
"Minhas palavras de mais de uma década atrás foram, na época, esforços fracassados e infelizes de ser provocativo. Eu me arrependo delas há algum tempo, não apenas porque foram estúpidas, nem um pouco engraçadas, totalmente insensíveis e certamente não provocativas como eu queria, mas também porque elas não refletem a pessoa que sou hoje ou tenho sido há algum tempo. Independentemente de quanto tempo se passou, eu entendo e aceito as decisões feitas hoje. Até muito tempo depois, eu aceito a responsabilidade pelo jeito que me comportei. Tudo que eu posso fazer agora, além de oferecer o meu arrependimento sincero, é ser o melhor ser humano que posso ser, compreensivo, comprometido com a igualdade, e mais ponderador sobre minhas declarações e obrigações no discurso público. A todos dentro e fora da indústria, e outros, eu peço profundas desculpas. Amor a todos."
Agora convenhamos, todo mundo já tentou ser provocativo na vida fazendo uma piada racista/homofóbica/machista/qualquer outro tema delicado pra se fazer de engraçado. Eu já fiz e tenho certeza que você que está lendo também já fez. E se não fez, rachou de rir com uma. Mas devemos sempre errar, aprender com os nosso erros e evoluir. Não me orgulho do que fiz. Algumas coisas estão na internet, no meu antigo blog de F1, onde eu descascava nas piadas homofóbicas. Todo mundo ria e isso era um combustível pra mim. Hoje me arrependo disso. E o arrependimento me fez evoluir para que eu consiga fazer rir sem ofender ninguém. não é fácil, mas eu me esforço. Creio que o mesmo tenha acontecido com James Gunn. E agora eu deva apedrejá-lo por seu erro?
Gunn aliás, tem muito a ver com os Guardiões da Galáxia. Ele abraçou esse grupo de desajustados, de índole duvidosa porque ele se via como um desses desajustados. E um dos motivos desse sucesso do grupo é esse. às vezes por mais desajustado que você seja, você sempre pode se encaixar em uma família. E o conceito de família esteve presente nos dois filmes do grupo e está entre os atores, por conta da carta aberta assinada por todos os 'guardiões'
Voltar para dirigir os guardiões da galáxia é muito difícil. A franquia perderá muito se continuar sem ele, deu o tom certo de comédia/drama a esse grupo que se o terceiro filme realmente sair em 2020, poderá perder muito de sua essência. Uma pena.
A quem ainda acha que deve apedrejar, vamos lembrar daquela passagem da bíblia que jesus fica na frente de uma mulher adúltera que iria ser apedrejada e diz: 'Atire a primeira pedra quem nunca pecou'? Será que a sua pedra vai ajudar a pessoa a corrigir falha dela? Não, não vai. Por isso, evito ao máximo criticar alguma declaração infeliz de alguém de uns tempos pra cá. Ao menos que ela seja reincidente, é claro, aí mostra que ela não aprendeu com o erro, pelo contrário.
E relembro de outra citação, de Nelson Mandela, 27 anos preso por lutar pelo direito dos negros na África do Sul. Quando saiu, ele podia incitar uma revolta e iniciar uma guerra civil entre negros e brancos, mas não. Ele usou a paz e o perdão como armas para ascender ao poder e comandar a igualdade entre as raças na África do Sul: "Ninguém nasce sabendo odiar. E se uma pessoa aprende a odiar, ela pode muito bem aprender a amar". Sábias palavras.
James Gunn errou. Foi um babaca. Se ele tivesse dito isso hoje, talvez não fosse passível de defesa, mas suas 'piadas' estilo 'South park' foram há dez anos atrás. Ele teve tempo de ver seus erros e tentar evoluir como pessoa. Não merece ser punido por isso com uma letra escarlate na testa por toda a vida. Somos todos passíveis de erros, mas também somos passíveis de aprender com os erros. Afinal como disse Mandela, se o ódio, o preconceito são aprendidos, o amor e o respeito também são. O que mais precisamos para combater o ódio e o preconceito nosso de cada dia, é amor e respeito.
Comentários
Postar um comentário