Pular para o conteúdo principal

Meu Primeiro Herói

Vendo o vídeo especial que o cantor Ricardo Cruz fez com a lenda dos animesongs Akira Kushida com as canções do Jaspion (vídeo no fim do texto) com ninjas cortando cebolas perto dos meu olhos, Imagino que será engraçado em um futuro próximo quando me perguntarem qual foi o primeiro herói da sua infância, eu responder que foi o 'tarzan das galáxias'. Até porque hoje em dia isso é inimaginável, no meio de tantos super heróis da Marvel e DC nos cinemas, televisão, desenhos animados, streamings...Mas ao menos quem é da minha geração talvez compartilhe da mesma opinião, ou se não for o Jaspion, tem o Jiraya, o Jiban, os Changeman, Flashman, black kamen rider e o RX, tem até a Patrine para se você for menina! Fomos bombardeados por herois japoneses de armadura ou de roupas coloridas e éramos felizes.


Em 2018 faz 30 anos da primeira exibição do Jaspion no Brasil, mas em 88 eu tinha apenas 3 anos e a história do policial do espaço acabou me influenciando uns dois três anos mais tarde. Não, ela não era uma série extensa, só tinha 46 episódios, mas o sucesso era tanto que sempre pingava uma reprise dele, sendo um 'chaves' da saudosa e querida TV Manchete. Sua primeira exibição teve número impressionantes, ficando em primeiro no ibope disputando o com a Xuxa de shortinho (sim, bizarrices dos anos 80) que era imbatível

Jaspion tinha tudo que uma criança da época gostaria de assistir: Transformações, lutas, um robô gigante lutando contra monstros também gigantes (quem viu Jaspion e não ama o gigante guerreiro Daileon tem uma pedra no lugar do coração) e apesar de alguns momentos meio pesados para uma criança de seis anos (quem viu a ressuscitação do MacGaren e o cântico das bruxas Kilza e Kilmaza 'berekeban katabanda' há de concordar comigo).As músicas fizeram os momentos icônicos da série ficarem mais grudados na mente dos fãs, afinal, vai dizer que não lembra da intro de ginga no Tarzan quando o bicho pegava ou quando Jaspion chamava o Daileon e tocava a música dele você não pirava?

O fim da série é espetacular como deveria ser, todo o desfecho é épico e talvez seja o episódio que eu mais tenha visto pois é emocionante ver o Daileon dar um pau no Satan Goss (Eu já disse que eu amo o Daileon, não é?) E não foi à toa que foi repetido por uns seis,sete anos e não só na Manchete, passou na CNT/Gazeta e na Record

E o mais importante de tudo: Se hoje nós somos otakus que amamos animes e tokusatsus, devemos ao Jaspion (e aos Changeman também, já que ele passaram juntos, embora os metal heroes faziam muito mais sucesso do que os super sentais aqui no Brasil e no Japão sempre foi ao contrário) Ele abriu a porta para dezenas de seriados japoneses e depois veio Cavaleiros do Zodíaco, que tratou de escancarar a porta das produções japonesas para o Brasil.

Mas se você analisar o jaspion hoje em dia, pode ver a incrível influência que star wars teve nele. Toda série metal hero teve sua influência em Star Wars - as espadas de laser não me deixam mentir - mas nele foi mais descarado. Satan Goss é uma versão gigante do Darth Vadder e logo no primeiro episódio, Jaspion entra na mesma taberna que aparece no primeiro star wars, com a bandinha de aliens e tudo! Outra referência é exterminador do futuro, com o inimigo do jaspion que se revela um androide bem assustador - mais um episódio que me deu calafrios.

Rever Jaspion me transporta diretamente na minha infância de menino que vivia doente e tinha a TV como sua principal distração. Lembro de quanto desenhei Jaspion e Daileon em folhas de papel e até das histórias que inventava - que hoje em dia seria fanfics - sobre eles. Ganhar meu boneco do Jaspion uma grande alegria e mesmo com um pequeno acidente - eu me empolgava nas brincadeiras das batalhas - e simplesmente quebrei a cabeça dele. Ainda o usei por anos sem cabeça, virando vários outros personagens da minha imaginação. 

E ainda foi anunciado um filme remake de jaspion feito aqui no Brasil! Nélson Sato, dono da Sato Company e que trouxe a maioria dos tokusatsus para o brasil, anunciou o projeto que comemora os 30 anos da exibição do Jaspion no Brasil que deverá sair em 2020. Será que será bom e honrará toda a nostalgia que de burros velhos como eu? Creio que o meu primeiro herói deva ter um bom filme. Vai ser fundamental a expertise dos japoneses para essa empreitada fazer sucesso.

A importância de Jaspion para muitos no país é enorme. E o engraçado que no Japão ele teve uma audiência regular, afinal já era a quarta série de metal hero e tinha perdido a novidade, fator preponderante para o sucesso brasileiro. E as portas abertas por ele, nunca mais foram fechadas, apesar de seriados ou desenhos japoneses não serem a febre que já foram um dia, foi criado um público fiel aqui no país que sempre consome muita coisa vinda do país do sol nascente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Foo Fighters: Escancarar a dor para curá-la

O compositor tem uma uma relação instigante com a música. É onde ele externa suas alegrias e tristezas para que elas saiam de si e vão encontrar o mundo e quem sabe ajudar a quem ouvir. David Grohl, que do luto pelo fim do Nirvana criou o Foo fighters, resolveu fazer do recém álbum lançado, 'but here we are', uma grande terapia coletiva para que ele, sua banda e o todos os fãs pudessem passar melhor por esse luto da perda do baterista Taylor Hawkins  E Se os fãs tiveram o duro golpe de perder o querido baterista - o que por exemplo me deixou meses sem ouvir músicas do Foo Fighters por conta da dor dessa partida repentina - Grohl teve uma dor muito pior para se somar a essa meses depois: A perda de sua mãe, Virginia por conta de um câncer aos 84. Aquela que deixou um moleque seguir seu sonho de viver música e foi o grande norte do músico durante toda a vida.  E todas as letras são guiadas pela tentativa de Grohl superar essas duas perdas. A música que abre o disco é um o já hit

Shun 'mulher' e a perda de sua identidade

A imensa fan base do Cavaleiros do Zodíaco no Brasil viu com muitas ressalvas o trailer do remake da franquia que será lançado pela Netflix em 2019. Tudo pela a nada sutil mudança de gênero de um dos personagens principais do anime: Shun, o cavaleiro de bronze de Andrômeda, agora é uma mulher. O xingamento no twitter atingiu o sétimo sentido e dessa vez, com razão. Não vou bancar o politizado e negar que na primeira exibição, eu (assim como todo mundo que viu, afinal eram outros tempos) achava o Shun um saco e um tremendo de - perdoem o termo chulo e politicamente incorreto - uma 'bichinha' que usa uma armadura com seios sem poderes que quando a situação apertava tinha que chamar o irmão bad ass para estraçalhar tudo- impossível esquecer o famoso 'IKKIIIIII'. Mas eu era uma criança nos anos 90 e não conseguia entender toda a profundidade que o Shun tinha, o que só vi quando revi o anime e depois acompanhei a saga de Hades anos depois. Shun é um dos melhores

Titãs, 40 anos: Do pior ao melhor álbum (na minha humilde opinião)

Uma das bandas que mais amo dentre todas chama-se Titãs. O impacto que ela me causou pra ser do roquenrol perdura até hoje, e por mais que hoje ela não seja aqueles titãs de outrora, tenho um carinho enorme pelos integrantes e ex-integrantes.  E durante uma 'trava' que eu tive em março deste ano, que eu não conseguia escrever. nada saia, me vinha tantos pensamentos negativos e me sentia um merda que se achava incapaz de escrever com propriedade sobre qualquer coisa, então o deus do shuffle me colocou alguma das canções do Titãs que ativaram um gatilho dentro de mim e  foi me saindo de mim estes textos de forma bem rudimentar, e quando vi, me senti apto para escrever novamente.  Voltei a escrever lá pros idos de maio/junho e acabou que este texto não viu a luz do dia, porque ia polindo algo aqui , algo acolá, acertando um erro ou outro... Até então. Já que resolvi que no dia 16 de outubro, pra celebrar o dia em que o Titãs fez o seu primeiro show em há 40 anos atrás - Ou segundo