Pular para o conteúdo principal

Obrigado, Cavaleiros



"Como você assim você ainda não assistiu cavaleiros do Zodíaco?"

Lembro até hoje quando ouvi isso. Estudava de manhã e apesar de ser um telespectador assíduo da Manchete, não peguei a sua estreia. Lembro de ter visto um comercial ou outro, mas não chamou muito a minha atenção. Não era tokusatsu, o que eu adorava, mas que vinha perdendo o fôlego na finada emissora carioca - Mas eu não perdia um episódio do Winspector (acho que foi nessa época, se não era ele, era o cybercop que passava e bombava, além das intermináveis reprises de jaspion e  changeman)

Mas aquela frase direcionada pra mim, foi clara. Peguei o episódio na sua reprise de 18 horas da luta da guerra galática entre o Seiya e Shiryu, aquela clássica - Episódio 4,  o que deve ter passado em 4/9/1994. De início não tem entendi bulhufas, mas graças as intermináveis reprises (até porque tudo era dublado na correria e a manchete enrolava pra dar tempo para dublar... isso no início, porque depois eles repetiam de sacanagem porque dava ibope mesmo assim) comecei a entender e a explodir minha cabeça.

Se antes eu nunca pensava gostar de uma série sem robôs gigantes comandados por um grupo contra monstros intergaláticos, mudei de ideia. A premissa era boa e inovadora: mistura mitologia, astrologia, porrada e muito, mas muito sangue. Posso dizer de cabeça um monte de momentos que marcaram para sempre. Seiya tendo que dar o soco certinho na mão da tatuagem do dragão que o shiryu para ele sobreviver; Ikki perdendo a esmeralda  e TODAS suas entradas BADASS - Shiryu se cegando para enfrenta medusa -QUE CENA! - batalha das doze casa - todos os confrontos são épicos! Enfim, apesar dos fillers e das trocentas reprises - quem não lembra da clássica reprise quando o Seiya chegava na casa de leão e depois voltava para a guerra galática desde o início sabe o que tô falando.

Cavaleiros do zodíaco é a melhor coisa que surgiu no Brasil? Não, mas com certeza abriu um caminho para que dezenas de animes viessem para o Brasil e criou um nicho maravilhoso no país. Acho que com Naruto,One Piece e Dragon Ball, são os grandes shonens da história. Finalmente deu um significado para o signo - CAMUS DE AQUÁRIO MELHOR CAVALEIRO DE OURO DE TODOS - sem contar outros valores, como não desistir mesmo que você beije o chão 232435465 vezes, você tem que levantar e lutar - obrigado Seiya. Até hoje grito 'Athenaaaaa' quando preciso tentar algo impossível quando jogo videogame, e acho que vou fazer isso até morrer.

O único problema é não conseguir fazer um reboot que realmente preste - ou ter criatividade pra fazer continuações relativamente boas. Teve o filme a lenda do santuário que foi péssimo, tem o remake da netflix - Kurumada tentando pegar mais uma vez os States - que é ok, tirando o grave erro transformar o Shun em mulher e de que os cavaleiros mandam cólera do dragão e meteoro de pégaso em helicópteros, além de ter episódios muito corridos, mas quem sabe melhore nos próximos episódios...

Enfim, esse texto imenso que ninguém vai ler era só pra dizer um muito obrigado a esse anime maravilhoso me abriu portas para dezenas de outros animes. E que fez sucesso apesar da pior música de abertura da história,mas na época, eu adorava:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Foo Fighters: Escancarar a dor para curá-la

O compositor tem uma uma relação instigante com a música. É onde ele externa suas alegrias e tristezas para que elas saiam de si e vão encontrar o mundo e quem sabe ajudar a quem ouvir. David Grohl, que do luto pelo fim do Nirvana criou o Foo fighters, resolveu fazer do recém álbum lançado, 'but here we are', uma grande terapia coletiva para que ele, sua banda e o todos os fãs pudessem passar melhor por esse luto da perda do baterista Taylor Hawkins  E Se os fãs tiveram o duro golpe de perder o querido baterista - o que por exemplo me deixou meses sem ouvir músicas do Foo Fighters por conta da dor dessa partida repentina - Grohl teve uma dor muito pior para se somar a essa meses depois: A perda de sua mãe, Virginia por conta de um câncer aos 84. Aquela que deixou um moleque seguir seu sonho de viver música e foi o grande norte do músico durante toda a vida.  E todas as letras são guiadas pela tentativa de Grohl superar essas duas perdas. A música que abre o disco é um o já hit

Shun 'mulher' e a perda de sua identidade

A imensa fan base do Cavaleiros do Zodíaco no Brasil viu com muitas ressalvas o trailer do remake da franquia que será lançado pela Netflix em 2019. Tudo pela a nada sutil mudança de gênero de um dos personagens principais do anime: Shun, o cavaleiro de bronze de Andrômeda, agora é uma mulher. O xingamento no twitter atingiu o sétimo sentido e dessa vez, com razão. Não vou bancar o politizado e negar que na primeira exibição, eu (assim como todo mundo que viu, afinal eram outros tempos) achava o Shun um saco e um tremendo de - perdoem o termo chulo e politicamente incorreto - uma 'bichinha' que usa uma armadura com seios sem poderes que quando a situação apertava tinha que chamar o irmão bad ass para estraçalhar tudo- impossível esquecer o famoso 'IKKIIIIII'. Mas eu era uma criança nos anos 90 e não conseguia entender toda a profundidade que o Shun tinha, o que só vi quando revi o anime e depois acompanhei a saga de Hades anos depois. Shun é um dos melhores

Titãs, 40 anos: Do pior ao melhor álbum (na minha humilde opinião)

Uma das bandas que mais amo dentre todas chama-se Titãs. O impacto que ela me causou pra ser do roquenrol perdura até hoje, e por mais que hoje ela não seja aqueles titãs de outrora, tenho um carinho enorme pelos integrantes e ex-integrantes.  E durante uma 'trava' que eu tive em março deste ano, que eu não conseguia escrever. nada saia, me vinha tantos pensamentos negativos e me sentia um merda que se achava incapaz de escrever com propriedade sobre qualquer coisa, então o deus do shuffle me colocou alguma das canções do Titãs que ativaram um gatilho dentro de mim e  foi me saindo de mim estes textos de forma bem rudimentar, e quando vi, me senti apto para escrever novamente.  Voltei a escrever lá pros idos de maio/junho e acabou que este texto não viu a luz do dia, porque ia polindo algo aqui , algo acolá, acertando um erro ou outro... Até então. Já que resolvi que no dia 16 de outubro, pra celebrar o dia em que o Titãs fez o seu primeiro show em há 40 anos atrás - Ou segundo