Pular para o conteúdo principal

Roupa Nova é rock sim!


A banda brasileira que talvez sofreu (e ainda sofre, eu acho) mais preconceito da grande crítica é o Roupa Nova. comercial demais para ser considerado rock, sofisticado demais para ser considerado pop (ou brega), o grupo sofreu muito com críticas rasas em sua discografia por ter ficado nesse 'limbo' na música brasileira. 

Mas não é injusto dizer que o Roupa Nova é um dos grupos mais prolíficos da música brasileira, uma verdadeira máquina de hits no seu auge nos anos 80 e 90. A morte de um dos seus integrantes Paulinho em dezembro, levado pela maldita covid-19, acabou escarando em muitos o guilty pleasure , que todos deveriam (no mínimo) ter. Inclusive quem se intitula o roqueirão.

As pessoas podem criticar o que quiser neles, mas nunca poderão falar algo do talento musical do grupo. Não existe um grupo tão virtuoso tecnicamente como eles no Brasil. (Abro um parênteses pra lembrar do tempo que trabalhei em um stand de informática em um shopping e o meu vizinho do stand da frente colocava TODO DIA o dvd do 'Roupacústico' Em uma semana eu não aguentava mais. Em um mês, eu olhava os caras com os outros olhos, vendo eles ora trocando em instrumentos em uma música ou praticamente todos os integrantes cantando uma música do dvd, com uma afinação rara de ser ver. foi a primeira vez que disse pra mim mesmo "os cara são bão")

Os anos 80 e metade dos anos 90 foram o auge da banda, que enfileiraram uma sequência de hits que ficaram pra sempre do imaginário de muita gente, já que muitas delas viram temas de novelas, como "Whisky a go-go', 'Dona', 'Anjo', 'Coração Pirata e 'A viagem' (uma das canções de amor mais lindas que já foram escritas na língua portuguesa) e muitas outras. Duvido que a mãe/vó de vocês não tem uma música preferidas dele. Não tenho certeza a da minha mãe, mas desconfio que seja 'Coração pirata'

O talento musical do grupo fizeram eles serem requisitados como banda de apoio de muitos nomes da MPB como Gal Costa, Milton Nascimento, além de terem tocado o Tema da vitória da fórmula 1 da TV Globo e o tema do Rock in Rio, que estão enraizados pra sempre no imaginário das pessoas. "Os cara são bão mermo"

O roupacústico citado acima lançado em 2004, fez o grupo ser redescoberto pelos seus fãs e ainda trouxe um novo público, com novos arranjos para seus grandes sucessos, onde eles abusaram da técnica em seus instrumentos e como sempre, repleto de harmonias vocais desse grupo, que é de uma afinação tão incrível que quando pedem pra me imaginar um coral de anjos cantando eu imagino a voz uníssona do grupo.

Se a máquina de hits não voltou a funcionar, ao menos o grupo continuou a fazer uma penca de shows, fez um ótimo álbum que passou meio desapercebido ('Roupa Nova em Londres', chegou a ganhar o Grammy Latino) e ia se mantendo em atividade, chegando a completar 40 anos com a mesma formação, um feito raríssimo para qualquer banda do mundo. Espero que a tragédia da perda do Paulinho, que cantava as baladas mais dor de cotovelo do grupo (Volta pra mim, Linda demais, etc) além de ser a voz do primeiro sucesso do grupo 'Canção de verão' , não faça o grupo parar (Fábio Nestares, que fez parte do Rádio Táxi, estava substituindo Paulinho, que ficou afastado para tratar uma leucemia e acabou pegando covid-19).

E você, pare de ficar dizendo que Roupa Nova não é rock e que você não ouve. É rock sim! soft rock, ou o AOR (sigla de rock orientado a adultos em português), se você ouve Journey por exemplo, tem que ouvir Roupa Nova também (Não fique chupando r*la de gringo!). E se você tem vergonha de admitir que ouve Roupa Nova só por que sua mãe ouve, perca a vergonha e vá ser feliz, ouvir uns hitzinhos comerciais de boa qualidade não fazem mal a ninguém!

E se você não ainda não deu uma chance pro grupo, perca um tempinho assistindo isso aqui (mas assista de coração aberto, sem preconceitos!) 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Foo Fighters: Escancarar a dor para curá-la

O compositor tem uma uma relação instigante com a música. É onde ele externa suas alegrias e tristezas para que elas saiam de si e vão encontrar o mundo e quem sabe ajudar a quem ouvir. David Grohl, que do luto pelo fim do Nirvana criou o Foo fighters, resolveu fazer do recém álbum lançado, 'but here we are', uma grande terapia coletiva para que ele, sua banda e o todos os fãs pudessem passar melhor por esse luto da perda do baterista Taylor Hawkins  E Se os fãs tiveram o duro golpe de perder o querido baterista - o que por exemplo me deixou meses sem ouvir músicas do Foo Fighters por conta da dor dessa partida repentina - Grohl teve uma dor muito pior para se somar a essa meses depois: A perda de sua mãe, Virginia por conta de um câncer aos 84. Aquela que deixou um moleque seguir seu sonho de viver música e foi o grande norte do músico durante toda a vida.  E todas as letras são guiadas pela tentativa de Grohl superar essas duas perdas. A música que abre o disco é um o já hit

Shun 'mulher' e a perda de sua identidade

A imensa fan base do Cavaleiros do Zodíaco no Brasil viu com muitas ressalvas o trailer do remake da franquia que será lançado pela Netflix em 2019. Tudo pela a nada sutil mudança de gênero de um dos personagens principais do anime: Shun, o cavaleiro de bronze de Andrômeda, agora é uma mulher. O xingamento no twitter atingiu o sétimo sentido e dessa vez, com razão. Não vou bancar o politizado e negar que na primeira exibição, eu (assim como todo mundo que viu, afinal eram outros tempos) achava o Shun um saco e um tremendo de - perdoem o termo chulo e politicamente incorreto - uma 'bichinha' que usa uma armadura com seios sem poderes que quando a situação apertava tinha que chamar o irmão bad ass para estraçalhar tudo- impossível esquecer o famoso 'IKKIIIIII'. Mas eu era uma criança nos anos 90 e não conseguia entender toda a profundidade que o Shun tinha, o que só vi quando revi o anime e depois acompanhei a saga de Hades anos depois. Shun é um dos melhores

Titãs, 40 anos: Do pior ao melhor álbum (na minha humilde opinião)

Uma das bandas que mais amo dentre todas chama-se Titãs. O impacto que ela me causou pra ser do roquenrol perdura até hoje, e por mais que hoje ela não seja aqueles titãs de outrora, tenho um carinho enorme pelos integrantes e ex-integrantes.  E durante uma 'trava' que eu tive em março deste ano, que eu não conseguia escrever. nada saia, me vinha tantos pensamentos negativos e me sentia um merda que se achava incapaz de escrever com propriedade sobre qualquer coisa, então o deus do shuffle me colocou alguma das canções do Titãs que ativaram um gatilho dentro de mim e  foi me saindo de mim estes textos de forma bem rudimentar, e quando vi, me senti apto para escrever novamente.  Voltei a escrever lá pros idos de maio/junho e acabou que este texto não viu a luz do dia, porque ia polindo algo aqui , algo acolá, acertando um erro ou outro... Até então. Já que resolvi que no dia 16 de outubro, pra celebrar o dia em que o Titãs fez o seu primeiro show em há 40 anos atrás - Ou segundo