Pular para o conteúdo principal

O que fazer quando a banda da sua vida termina (ou vira uma banda 'zumbi') ?



Lembro até hoje quando fui na casa do meu amigo Daniel há uns 20 anos atrás. Ele foi logo me falando que tinha visto um clipe na MTV de uma banda muito doida, que pareciam ser árabes (eles são estadunidenses filhos de armênios que se refugiaram nos Estados Unidos, mas era época que a internet engatinhava e as informações também) bem loucos. Ele não pegou o nome, mas era um som que se eu ouvisse eu ia pirar. Fiquei curioso na hora, mas até acabei esquecendo depois. Mas quando vi 'Chop Suey' na MTV, não lembro do dia, mas lembro exatamente  a sensação de saber que era essa banda de que ele estava falando. Foi o blowmind mais incrível da minha vida.

Apesar de gostar de muitas bandas de rock, até aquele momento do clipe eu não tinha aquela vibe que muitos tem de que ter a sua banda, aquela que a pessoa fala o nome e o pessoal diz " essa aí é a preferida do fulano'. E eu por ser um individuo deveras estranho - mas sou um cara legal, eu juro - nunca tinha tido um match com uma banda como tive com o SOAD naquele momento. Eles se destacavam como uma banda totalmente fora do que era padrão, até no tal new metal (ou alternametal, sei lá como se fala hoje em dia) que surgia na época. Era um som único - a guitarra do Malakian é afinada dois tons abaixo e soa absurdamente pesada, Tankian tem alcance vocal absurdo, do gutural ao falsete - e aquele som me abraçou de tal maneira, que foi onde me senti a vontade de exorcizar todos os meus demônios - que até hoje não são poucos - tranquilamente ao som de todas músicas deles.

Depois de encher o saco pra tocar em festas, ter um momento em que tocava 'chop suey' e 'toxicity' era especial pra mim, a minha libertação. fodasse quem me achasse maluco, eu não tava nem aí pulando que nem um louco. Comprei todos os discos, inclusive o primeiro, em que fiz minha primeira compra na internet só pq fui maltratado na loja de rock do Méier só porque eu estava de camisa branca quando perguntei pelo álbum ( a loja faliu. Esse negócio de só vender pra TRUE Headbangers devidamente trajados ia dar problema um dia)

Com a internet, veio os diversos mp3 baixados de bootlegs e shows, além de alguns vídeos de shows épicos - como o big day out de 2002, aquelas comunidades de orkut onde a gente ficava comentando sobre tudo - lembro de grandes momentos quando 'Cigaro' - que nem é uma música tão boa - vazou e a gente ficava tentando entender como seria o mermerize. Mas o sonho sempre acaba - no meu caso então, esquecido por Deus, já é comum - após o duplo Mesmerize/Hipnotyze, a banda faz um hiato com tempo indeterminado em 2006. E agora, o que fazer?

(Acho que foi a pergunta que Daron Malakian, John Dolmayan e Shajo Odadjian também fizeram, como John revelou recentemente em um podcast. Tankian andava insatisfeito e pediu um tempo do grupo e o grupo respeitou, algo que hoje ele diz que foi uma decisão errada. Eu concordo, chama um vocalista novo e faz uma nova banda e seguia até o Serj achar que fosse hora de voltar ou não. O Audioslave taí para provar isso.)

Difícil pra quem é fã. Eu queria ver mais e mais coisas deles, mas aí o mundo quebra. E a gente desejando que o hiato termine logo, sem sequer imaginar que o desgaste entre os integrantes era brabo. no período, só restou curtir meu luto mesmo, esperando uma volta enquato ouvia e reouvia a discografia deles.

Volta que até veio, mas só em shows, inclusive com shows no Brasil, incluindo o Rock In Rio. E eu sabia que tinha que ir de QUALQUER MANEIRA nesse show. E eu fui, e digo sem sombra de dúvidas que foi um dos melhores dias da minha vida. Os primeiros acordes de 'Prision Song', a primeira canção daquele setlist deram aquele arrepio e eu ficava incrédulo, vendo minha banda preferida pela primeira vez.

Entrar em mosh cantando e chorando mostra o quão foi catártico aquele momento. Até hoje, quando vejo o vídeo do Daron mandando todo mundo girar no mosh de toxicity me vem aquela lágrima nos olhos. Que show, que momento. E ver depois entrevistas deles maravilhados em ver 100 mil pessoas em um show. E iludido que sou, pensei que agora que eles iam esquecer as diferenças e soltar um álbum matador. Como eu era tolinho em 2011. E era mesmo.

Mas vamos ser sinceros: SOAD infelizmente virou uma banda caça níquel - Não que toda banda seja, mas a gente sabe que tem banda que resolve ser cover de si mesma só para angariar uns trocados, mesmo com chances e capacidade de fazer algo novo de qualidade.  Os boleto tão chegando, eles se reúnem e fazem uns shows e foda-se. A empolgação só vem do público mesmo quando ouvem os acordes dos clássicos da banda e olhe lá.  

E eu, que sempre baixava aos shows - e tempos depois procurava no youtube - eu vi a decadência de animação de shows de 2011 pra cá. Conta inclusive o show do RiR de 2015. A exceção foi o show na Armênia, que a vontade estava deles lá em cima, mas o resto, pareciam funcionários batendo o ponto, principalmente o Serj. A Armênia inclusive foi a responsável pela as duas últimas músicas inéditas do grupo, arrecadando fundos para as pessoas que perderam tudo no confrontos com o azerbaijão por um local na Armênia. (Protect the land é legalzinha, mas genoicide humanoidz é ótima) E ficou só nisso,

Acredito que o SOAD fez uma legião de fãs por conta da sua originalidade e estranheza pegando o coração do pessoal mais 'alternativo', algo parecido (comparando mal e porcamente) com os monsters da Lady Gaga. Mas suas picuinhas, as lutas por liderança criativa entre Daron e Serj - que se conhecem desde o ensino médio - acabaram minando o grupo e frustrando um monte de gente no mundo e eles ilude os fãs regularmente com turnês burocráticas que nunca dão em nada - reclamo, mas se a turnê burocrática passar no Brasil eu vejo nem que seja no Amapá.

Perder a banda da sua vida, quando um membro crucial morre, dói. Mas é mais aceitável porque todo mundo sabe que a morte é inevitável e ninguém vive pra sempre neste mundo. Já quando você vê um grupo separado ou sem sentar para criar um álbum ou só fazendo show para faturar uns parangolés dos fãs, é uma dor mais inconformista. 

Não que isso seja errado também, por que você vê o Kiss. eles fazem cover de si mesmo? sim, mas pelo fato de cada show dele ser um evento grandioso, com o tiozão de cara pintando dando tudo de si pra ser um show divertido, isso passa meio que desapercebido.( e até eles já lançaram álbum há menos tempo que o SOAD, pra vocês verem...)

No meu caso, achei que veria a banda crescendo e amadurecendo junto comigo, mostrar a sua banda preferida pro seu filho sem ter que mostrar um álbum de 20 anos atrás, mas esse modo zumbi deles me deixa pensando sempre no que poderia ter sido. Quase como um grande amor que termina repentinamente e você fica a vida toda imaginando como poderia ter sido ter vivido este amor- analogia poética essa,hein? 

E como Dolmayan disse, são 15 anos da vida jogados fora para eles, 15 anos de musicas marcantes que nunca serão feitas. E todos os fãs também perderam 15 anos sonhando em um novo álbum que nunca vai acontecer - Espero muito estar errado nisso, mas acho que o novo álbum álbum do SOAD nunca virá, ao menos enquanto esse esquema de turnezinha de vez em quando para pagar boleto continuar sendo rentável.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Foo Fighters: Escancarar a dor para curá-la

O compositor tem uma uma relação instigante com a música. É onde ele externa suas alegrias e tristezas para que elas saiam de si e vão encontrar o mundo e quem sabe ajudar a quem ouvir. David Grohl, que do luto pelo fim do Nirvana criou o Foo fighters, resolveu fazer do recém álbum lançado, 'but here we are', uma grande terapia coletiva para que ele, sua banda e o todos os fãs pudessem passar melhor por esse luto da perda do baterista Taylor Hawkins  E Se os fãs tiveram o duro golpe de perder o querido baterista - o que por exemplo me deixou meses sem ouvir músicas do Foo Fighters por conta da dor dessa partida repentina - Grohl teve uma dor muito pior para se somar a essa meses depois: A perda de sua mãe, Virginia por conta de um câncer aos 84. Aquela que deixou um moleque seguir seu sonho de viver música e foi o grande norte do músico durante toda a vida.  E todas as letras são guiadas pela tentativa de Grohl superar essas duas perdas. A música que abre o disco é um o já hit

Shun 'mulher' e a perda de sua identidade

A imensa fan base do Cavaleiros do Zodíaco no Brasil viu com muitas ressalvas o trailer do remake da franquia que será lançado pela Netflix em 2019. Tudo pela a nada sutil mudança de gênero de um dos personagens principais do anime: Shun, o cavaleiro de bronze de Andrômeda, agora é uma mulher. O xingamento no twitter atingiu o sétimo sentido e dessa vez, com razão. Não vou bancar o politizado e negar que na primeira exibição, eu (assim como todo mundo que viu, afinal eram outros tempos) achava o Shun um saco e um tremendo de - perdoem o termo chulo e politicamente incorreto - uma 'bichinha' que usa uma armadura com seios sem poderes que quando a situação apertava tinha que chamar o irmão bad ass para estraçalhar tudo- impossível esquecer o famoso 'IKKIIIIII'. Mas eu era uma criança nos anos 90 e não conseguia entender toda a profundidade que o Shun tinha, o que só vi quando revi o anime e depois acompanhei a saga de Hades anos depois. Shun é um dos melhores

Titãs, 40 anos: Do pior ao melhor álbum (na minha humilde opinião)

Uma das bandas que mais amo dentre todas chama-se Titãs. O impacto que ela me causou pra ser do roquenrol perdura até hoje, e por mais que hoje ela não seja aqueles titãs de outrora, tenho um carinho enorme pelos integrantes e ex-integrantes.  E durante uma 'trava' que eu tive em março deste ano, que eu não conseguia escrever. nada saia, me vinha tantos pensamentos negativos e me sentia um merda que se achava incapaz de escrever com propriedade sobre qualquer coisa, então o deus do shuffle me colocou alguma das canções do Titãs que ativaram um gatilho dentro de mim e  foi me saindo de mim estes textos de forma bem rudimentar, e quando vi, me senti apto para escrever novamente.  Voltei a escrever lá pros idos de maio/junho e acabou que este texto não viu a luz do dia, porque ia polindo algo aqui , algo acolá, acertando um erro ou outro... Até então. Já que resolvi que no dia 16 de outubro, pra celebrar o dia em que o Titãs fez o seu primeiro show em há 40 anos atrás - Ou segundo